• Flávia Esper

Acenda a luz


​Você sempre tem o que dar ao outro.

Pode ser um abraço, um conselho, uma massagem, uma canção. Você tem, dentro de si, uma infinidade de presentes que pode dar, com alegria, aos outros. São presentes que você talvez não acredite ser importantes, mas podem fazer o dia dos outros melhor. E que conectam vocês à graça do instante de partilha, inspirando mais e mais o fluxo das trocas, de partilhar o amor e as alegrias.

Você tem dentro de si toda a grandeza de um universo só seu. Por vezes, diminuímos a grandeza desse universo ou reconhecemos sua grandeza, mas optamos por não compartilhá-la, pois achamos que o outro não saberá valorizar. Isso acontece porque, desde pequenos, nos deparamos com criticas, ridicularizações, ou mesmo famoso bullying. E nos apequenamos, passamos a nos achar sem insuficientes ou a guardar nossos tesouros apenas para nós, escondidos de todos.

Tanto nos apequenarmos quanto sermos sovinas com nossos tesouros empobrecem a alma e o mundo, tornam nossas relações superficiais, sem trocas verdadeiras e profundas. As trocas mais genuínas são as trocas entre as grandezas de cada um. Não tenha medo de ser rejeitado(a), criticado(a), ignorado(a). Quem rejeita, provavelmente, foi tão rejeitado(a) e diminuído(a) que aprendeu a fazer o mesmo com os demais. Mostre sua luz para que essa pessoa também possa, um dia, acreditar na luz que ela própria tem, recordar-se da sua própria beleza, inspirar-se pela sua coragem e se sentir segura para dá-la ao mundo.

O mundo precisa de cada um de nós, de cada talento e generosidade. Alguns têm o talento de saber dar a palavra certa, outros, de construir objetos, outros, de fazer arte, outros, de preparar a comida mais saborosa, ou de plantar, ou de ter aquele sorriso que contagia os mundos, ou de ter a força necessária para iniciar os projetos, ou a paciência para os processos alheios.

Há aqueles que são bons em observar e apontar o que não enxergamos, os que sabem abraçar e estar presentes, os que dominam as máquinas e as técnicas de consertá-las. Há os que têm o dom de valorizar as tradições e os que apontam com alegria para o futuro. Há os que sabem receber bem um amigo em casa e os que sabem motivar o amigo a sair de onde está. Há tantos talentos quanto há pessoas, pois cada um enxerga o universo por dentro de si.

Que você possa expressar sua grandeza ao mundo, partilhá-la sem medo, expressar-se.

Que o sol te recorde sempre da divina criança que há em você, com toda a alegria de viver e espontaneidade de ser. Que você acenda, passo a passo todas as luzes do seu candelabro interno, como um milagre de recordação de quem é. Que você possa brilhar e dar seu calor ao mundo. Que expresse a fartura por onde passar. É seguro e necessário ser você. E, aliás, é a única experiência possível.

Aconteça!

#Natal #Hanukkah #Litha #SolstíciodeVerão #Luzinterior #Criançadivina #Ser

40 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo