• Flávia Esper

Você sabe o que é assertividade?


Assertividade é uma competência emocional que consiste em conseguir agir e expressar-se com clareza e segurança. Pessoas assertivas confiam no que sentem, têm convicção das próprias posições e boa autoestima. Conseguem expressar suas opiniões com honestidade e objetividade, de forma clara, pois têm claros, dentro de si, seus sentimentos e ideias.

Uma pessoa assertiva está segura do que sente e de como age. Por estar segura, sabe que não precisa provar ao outro o que sente. Só precisamos da aprovação ou concordância alheias quando, em algum lugar dentro de nós, estamos inseguros. Quem é assertivo não precisa convencer alguém, nem defender-se de quem não concorda com suas ideias. Sabe que a opinião do outro pertence ao outro, então não precisa se ofender ou ser agressivo diante de pensamentos opostos.

A assertividade deriva de muita escuta interna. É preciso conhecer-se para ter clareza do que se sente. É importante agir com base na segurança, e não no desespero, no medo, na pressa, no incômodo. Pessoas assertivas sabem que só podem ser claras em suas ações no mundo e em seus relacionamentos porque experimentam internamente a clareza do que querem. Sabem, por exemplo, que uma boa decisão não é tomada com base na indecisão. Respeitam o tempo necessário para maturar certezas.

É claro que pessoas assertivas podem mudar de ideia. E o farão também com clareza, observando as próprias mudanças. Assertividade não é sinônimo de inflexibilidade, mas de clareza interna que se reflete externamente. Está ligada à firmeza, não à rigidez.

Quer treinar sua assertividade? Comece pequeno, com o básico. Escute seu corpo e dê a ele o que quer. Se está com fome, coma. Se está com um sapato apertado, tire-o ou massageie os pés. Tenha atitudes condizentes com o problema. Quando não nos escutamos, acabamos misturando sensações às quais não demos atenção com outras questões, prejudicando a clareza.

Por exemplo, uma pessoa que está cansada precisa descansar. Parece bastante simples, mas, na prática, muitas vezes, não valorizamos o cansaço. Arranjamos uma série de desculpas práticas para não descansar um pouco. Alguém cansado não pensa direito. Pessoas que não respeitam seu corpo e não descansam acabam desistindo ou sendo agressivas além do que a situação normalmente pediria.

Se tiver que tomar uma decisão, tome-a baseada no que se refere à questão, e não em uma noite mal dormida, em um momento de fome ou por pressa. Se estiver indeciso(a), espere. Clareza interna leva tempo. Você pode demorar um pouco mais para ter clareza e tomar uma decisão assertiva, mas não será tempo perdido. São as decisões feitas sem clareza que atrapalham a vida e acabam trazendo problemas que demandarão ainda mais tempo. Más decisões custam caro.

Que tal escutar seu corpo hoje? Que tal observar que sentimentos, inseguranças ou desconfortos prejudicam sua clareza interna?

#assertividade #corpo #escuta #convicção

60 visualizações