top of page
  • Foto do escritorFlávia Esper

Meu sonho é possível?


Já conheci muita gente que, balançando a cabeça, desistia dos seus sonhos, repetindo: "não dá, não é possível". E assim se perderam muitas ideias inovadoras e maravilhosas, vítimas da crença de que o que nunca foi feito por outro não pode ser feito por ninguém.

Todas as invenções que hoje usamos sem mal pensar sobre elas foram impossíveis um dia. Quem criou a tesoura? Quem imaginou que seria possível atravessar o oceano, os céus, chegar à Lua?

Uma das características inerentes à humanidade é a capacidade de sonhar, de imaginar e de criar. Ideias e sonhos são como sementes; trazem em si toda a potencialidade de realização. Claro que, assim como a semente, precisarão de cuidado, solo, água, alimentos, enfim de condiçoes propícias para florescer.

Mas, assim como não há semente que não traga em si o potencial de nascer, não há ideia ou sonho que não possa ser realizado de alguma forma, desde que se consigam as condições necessárias e que se dê a ele a atenção e o tempo devidos de cultivo.

Não fossem aqueles que acreditaram no impossível, estaríamos vivendo como na época das cavernas. Ou quem sabe até estaríamos extintos, já que é o poder de fazer invenções que nos protege. Se não temos resistência ao frio intenso, criamos botas e casacos. Se não somos velozes, criamos carros, bicicletas, motos. Se não temos sonar como os morcegos, criamos radares.

Tive um amigo que sonhava ser piloto de aviões. Imagine quantas vezes ele escutou que isso era apenas sonho, que não era emprego possível, que escolhesse algo mais viável. Mas ele sabia que para isso havia nascido, era seu chamado interior, sua vocação. E, quando seguimos nosso sonho mais profundo, as condições surgem para que a semente possa florescer. Hoje, ele é piloto, trabalha com isso, vive fazendo o que ama.

É preciso esforço para conquistar um objetivo. É preciso talento, é preciso desejo, mas - acima de tudo - é preciso acreditar no impossível. Porque ele é o único espaço de real criação. E, para a pessoa certa, se for essa a contribuição que o universo espera dela, será possível.

72 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page