top of page
  • Foto do escritorFlávia Esper

Você é flexível?


Você é radical ou flexível? Consegue ter flexibilidade diante das situações? Consegue lidar bem com opiniões divergentes da sua?

Tudo na vida é ciclo e movimento. Mesmo nos silêncios e pausas, há um ritmo, um fluxo, como um maestro invisível que orquestra nascimento e morte, amanhecer e anoitecer, dúvida e certeza, tristeza e alegria, agitação e calmaria. Posturas rígidas e radicais expressam uma falta de concordância com o ritmo natural da vida.

Normalmente, quando nos fixamos em posturas ou pensamentos rígidos, bloqueamos o fluxo da energia em nós, gerando contrações, dores, reações agressivas e sofrimento. Às vezes, a rigidez vem por um sentimento de insegurança ou por uma necessidade de defesa. Ao nos "blindarmos" em uma crença ou atitude radical, por um momento, podemos nos sentir fortes e protegidos.

Entretanto, a médio e longo prazos, essas contrações vão impedindo que a energia vital e amorosa circule livremente em nós. Podemos nos sentir aprisionados em um modo limitado de enxergar a realidade, isolando-nos de pessoas com opiniões contrárias, fechando-nos cada vez mais em nossas verdades ou posturas radicais. Por vezes, até nos sentimos incompreendidos.

Esse bloqueio de abertura, essa falta de flexibilidade atrapalham o crescimento emocional e espiritual. Buscar rever ou, ao menos, revisitar nossas posturas e crenças, de tempos em tempos, é uma atitude saudável. Não necessariamente precisamos abrir mão de nossas crenças, mas seria bom estarmos abertos a enxergar outras visões sobre os assuntos e, quem sabe, ampliarmos nossas verdades, trazendo novas nuances que enriqueçam a paisagem.

Há uma grande paz em compreender que todas as coisas têm uma função. A natureza é tão sábia que não há nela nada que não tenha sentido. Mesmo insetos ou vermes, que podemos achar repugnantes, têm sua função, essencial à manutenção do equilíbrio e da vida. É interessante lembrar que não existe o todo, se uma parte é excluída, banida ou negada. Mesmo aquilo que não entendemos ou que desejamos mudar é necessário, faz parte, compõe o tudo-que-é.

Onde está seu radicalismo?

Que parte sua está bloqueada ou limitada por crenças rígidas ou posturas radicais? Onde você pode ser mais flexível?

Refletir sobre essas perguntas pode aumentar sua abertura para a vida e para as relações.

50 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page