top of page
  • Foto do escritorFlávia Esper

Felicidade e sucesso


Você sente prazer no que faz? Trabalha com alegria? Ou vive a semana inteira triste, sobrecarregado(a) e acredita que só conseguirá ser alegre quando obtiver tudo que deseja e for bem sucedido(a)? Talvez seja interessante rever alguns conceitos...

A felicidade não é algo que alcançamos quando tudo o mais já deu certo. Felicidade é o único caminho para ficarmos em paz e sermos bem sucedidos.

Quando nos comprometemos alegremente com nosso trabalho e com nossas relações, podemos ser bem sucedidos. Se não conseguimos realizar nosso trabalho e viver o cotidiano com alegria, não seremos felizes nem alcançaremos um sucesso que nos satisfaça.

A felicidade é o estado de espírito de quem está em paz com a vida e permite que ela flua através de si mesmo, trazendo todas as bênçãos que tanto merecemos. Não é uma medalha ou uma sensação que se instala automaticamente ao completarmos uma prova cheia de tristezas e sofrimentos. É uma mudança de olhar, uma nova forma de viver, de se relacionar e, acima de tudo, de concordar com o que a vida nos oferece, recebendo todos os acontecimentos como experiências, aprendendo com eles, sentindo-os, escolhendo quais desejamos repetir, porque nos conectam com a felicidade e quais não desejamos reproduzir, pois nos afastam da felicidade,

Quando crianças, brincamos de ser adultos, de trabalhar, cuidar da casa, nos arrumar. Fazemos tudo isso com alegria e com a tranquilidade de quem sabe que os papéis são apenas transitórios. A crianças vive a brincadeira com profunda verdade, mas também com a consciência de que ela pode sair do papel que não lhe traz mais alegria e experimentar outro lugar. Uma hora é um rei ou rainha, em outra um professor ou professora, em outra um coelho ou tigre.

Conforme crescemos e somos tomados pelo peso das responsabilidades, esquecemos de nos divertir com nossas escolhas, de aproveitar e viver cada papel intensamente. Também nos esquecemos de que podemos sair de um papel e escolher novamente, se percebermos que um caminho escolhido antes nos afasta de sermos felizes.

Claro que há preocupações de ordem prática no mundo dos adultos, mas é fundamental que mantenhamos a alegria. Quando escolhemos uma profissão ou recebemos uma oferta de trabalho e começamos uma nova atividade, isso nos traz alegria, seja pela conexão com uma vocação, pelo ambiente de trabalho ou mesmo pela segurança de poder ter o dinheiro necessário para se nutrir e cuidar. Se perdemos a alegria, se nos esquecemos dela, passamos a ser pessoas que reclamam da semana, esperando para serem felizes apenas no domingo. Tornamo-nos amargos, mal humorados, tristes. Sentimos como se estivéssemos desperdiçando a vida.

Conecte-se com a sua alegria e verá como a vida fluirá melhor, como seu trabalho será mais leve e produtivo, como o sucesso chegará. Busque a felicidade em cada ação do seu dia, realize com dedicação cada tarefa, cada decisão. Comece pequeno, um pouco a cada dia. Quando menos perceber, estará mais pleno(a) e feliz.

20 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page