top of page

Você sofre de ansiedade?

  • Foto do escritor: Flávia Esper
    Flávia Esper
  • 25 de mar. de 2016
  • 1 min de leitura

Conversando com uma pessoa muito querida sobre ansiedade, lembrei-me deste trecho: "Não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações e soluções. Basta a cada dia seu próprio mal."

A chave para curar a ansiedade é esta: preocupar-se com o que pertence ao instante presente, uma coisa a cada momento. Não adianta tentar prever o futuro, abrir vários textos pendentes ao mesmo tempo, tentar antecipar todos os "e se" possíveis para cada situação. A vida tem um fluxo próprio, imprevisível. E cada dia trará consigo novas bênçãos e novos desafios, novas preocupações e novas soluções.

Se imaginarmos a vida como uma longa escadaria e começarmos a pensar em como chegaremos ao final dela, é certo que a ansiedade será tão forte que, provavelmente, nos impedirá de caminhar. Por outro lado, se nos concentrarmos apenas em subir o próximo degrau, imediatamente à nossa frente, a jornada será tranquila e assertiva.

Resolva uma coisa por vez, mesmo que seja algo aparentemente pequeno.

Depois, passe para o item seguinte.

O melhor alerta de que estamos saindo do presente para a ansiedade do futuro é qualquer frase iniciada por "e se". "Mas e se acontecer isso?", pergunta o ansioso. "E se esta escolha não der certo?"

Bem, se isso ou aquilo acontecer, então buscaremos uma nova solução. E sempre haverá uma nova solução para um novo problema. Não existe fechadura sem chave no universo.

Não alimente o monstrinho do "e se". Tudo já está certo. Fique tranquilo.

Comentários


© Flávia Esper de Andrade | Todos os Direitos Reservados | Textos e Webdesign: Flávia Esper
Proibida a cópia ou reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem autorização expressa.

bottom of page