Terapia floral
O que é?

Florais são preparads à base de flores, da água de uma fonte especial ou mesmo de cristais, que atuam sobre os estados emocionais e mentais que geram as doenças e sofrimentos. O primeiro sistema floral foi criado por Edward Bach, no início do século XX, na Inglaterra. Dr. Bach percebeu que cada flor estava relacionada à harmonização de um tipo de personalidade  ou  estado  da alma. Ao longo de seus

experimentos, criou 38 essências, divididas em sete grupos, mais um composto emergencial.

 

Essas essências podem ser misturadas, de acordo com a necessidade do cliente. Apesar de favorecer também a cura de questões físicas, a Terapia Floral trata a causa que está por trás da doença, e não o sintoma. Assim, se duas pessoas têm enxaqueca, uma por se cobrar demais e ter pensamentos obsessivos e outra por se preocupar demais com os outros, cada uma receberá uma fórmula floral diferente.

 

Como funciona?

De acordo com o Dr. Bach, os sintomas físicos, mentais e emocionais são expressões de que algo está em desarmonia. Geralmente, essa desarmonia acontece quando o que realmente somos está em choque com nossa personalidade, impedindo-nos de agir e ser livremente.

 

As essências florais atuam de forma sutil nos estados anímicos que geram bloqueios, medos, insegurança, incertezas, mágoas, raivas, preocupações. Com o auxílio dos florais e da terapia verbal, a pessoa vai, aos poucos, ressignificando suas emoções, desconstruindo crenças e padrões dolorosos ou limitantes. Vai aprendendo a se libertar e se reconectar com a expressão mais pura da sua essência, escolhendo, conscientemente, utilizar a vibração positiva dos sentimentos, em vez das limitantes. Conforme o floral vai atuando, o cliente pode ir trabalhando suas questões mais suavemente, na terapia e ir, aos poucos, entrando em contato cada vez maior consigo. 

 

Atualmente, existem vários sistemas florais além do de Bach, tais como o Filhas de Gaia, os Florais da Amazônia, os da Califórnia, os Saint Germain e muitos outros.

 

Quem pode se beneficiar da Terapia Floral?

Os florais auxiliam no tratamento de problemas mentais ou físicos, dificuldades de concentração, melancolia, depressão, ansiedade e muitas outras questões. Também podem ser associados a outras formas de terapia, ajudando a aprofundar e suavizar processos difíceis, por exemplo, ou mesmo a diminuir efeitos colarerais de algumas medicações.

 

São usados para as mais diversas situações, tanto para adultos, crianças e idosos, quanto para animais, plantas e ambientes.