top of page

Terapia floral

O que é?

Florais são preparados à base de flores, da água de uma fonte especial ou mesmo de cristais, que atuam sobre os estados emocionais e mentais que geram as doenças e sofrimentos. O primeiro sistema floral foi criado por Edward Bach, no início do século XX, na Inglaterra. Dr. Bach percebeu que cada flor estava relacionada

a um tipo de personalidade e poderia ser usada para a harmonização de desequilíbrios ou  estado  da alma. Os florais atuam de forma sutil, auxiliando o cliente a utilizar as suas próprias características de forma equilibrada e na polaridade positiva, por exemplo, desenvolver coragem diante de situações de medo e insegurança. Ao longo de seus experimentos, Dr. Bach criou 38 essências, divididas em sete grupos, mais um composto emergencial.

 

Essas essências podem ser misturadas, de acordo com a necessidade do cliente, para criar uma fórmula única, baseada nas queixas do cliente, bem como no seu momento de vida e personalidade. Apesar de favorecer também a cura de questões físicas, a Terapia Floral trata a causa que está por trás da doença, e não o sintoma. Assim, se duas pessoas têm enxaqueca, uma por se cobrar demais e ter pensamentos obsessivos e outra por se preocupar demais com os outros, cada uma receberá uma fórmula floral diferente.

Como funciona?

De acordo com o Dr. Bach, os sintomas físicos, mentais e emocionais são expressões de que algo está em desarmonia. Geralmente, essa desarmonia acontece quando o que realmente somos está em choque com nossa personalidade, impedindo-nos de agir e ser livremente. A partir de uma escuta ativa e treinada, durante a consulta, o terapeuta busca identificar que essências são mais recomendadas para o cliente naquele momento.

 

As essências florais atuam de forma sutil nos estados anímicos que geram bloqueios, medos, insegurança, incertezas, mágoas, raivas, preocupações. Com o auxílio dos florais e da terapia verbal, a pessoa vai, aos poucos, ressignificando suas emoções, desconstruindo crenças e padrões dolorosos ou limitantes. Vai aprendendo a se libertar e se reconectar com a expressão mais pura da sua essência, escolhendo, conscientemente, utilizar a vibração positiva dos sentimentos, em vez das limitantes. Conforme o floral vai atuando, o cliente pode ir trabalhando suas questões mais suavemente, na terapia e ir, aos poucos, entrando em contato cada vez maior consigo. 

 

Atualmente, existem vários sistemas florais além do de Bach, tais como o Filhas de Gaia, os Florais da Amazônia, os da Califórnia, os Saint Germain e muitos outros.

 

Quem pode se beneficiar da Terapia Floral?

Os florais auxiliam no tratamento de problemas mentais ou físicos, dificuldades de concentração, melancolia, depressão, ansiedade e muitas outras questões. Também podem ser associados a outras formas de terapia, ajudando a aprofundar e suavizar processos difíceis, por exemplo, ou mesmo a diminuir efeitos colarerais de algumas medicações.

 

São usados para as mais diversas situações, tanto para adultos, crianças e idosos, quanto para animais, plantas e ambientes.

bottom of page