• Flávia Esper

Você sabe surfar?


Quantas vezes você já se sentiu "remando contra a correnteza"? Quantas vezes se sentiu cansado, lutando em vão, investindo em algo que nunca chega?

Não podemos contra a força das ondas do mar ou da correnteza de um rio. As águas, assim como a vida, são maiores que nós e possuem um sentido de seguirem para onde seguem. Quando insistimos muito em determinada direção, e tudo parece dar errado ou os caminhos parecem fechados, talvez seja um bom momento para ver se estamos seguindo o fluxo da vida ou lutando contra ele. Há uma sabedoria maior que a da nossa mente.

Se nos conectamos com essa parte sábia nossa, abrindo mão do ego e das decisões que pensávamos ser melhores, conseguimos perceber para que lado os caminhos nos levam. Seguindo na direção que a vida nos oferece, encontraremos aquilo de que precisamos e que, provavelmente, será ainda melhor do que o que planejávamos.

Ir contra o sentido da vida é cansativo e infrutífero. Como na correnteza de um rio, ir contra o movimento natural esgota nossas energias e, ao fim, acabamos arrastados para onde devemos ir. Não é mais sábio unir-se à força das águas, nadar a favor, aprender a surfar sobre as ondas, aproveitar a paisagem? Como disse Jon Kabat-Zinn, "você não pode parar as ondas, mas pode aprender a surfar."

Quanta energia você tem gastado lutando contra a vida, reclamando das situações, em vez de aprender e seguir com elas? Hoje é um bom dia para mudar de atitude. Que tal experimentar?

#sabedoria #vida #fluxo #atitude #surf #correnteza

23 visualizações